Textos para preparar a Festa da Eucaristia - 3º ano de Catequese

Festa da Eucaristia - 3º ano de Catequese
Coordenador da celebração - P.e Manuel Joaquim
Local de Preparação - Fradelos, no dia 17 de Março - 21h15


SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO    -    Ano A
Solenidade

LEITURA    I                                           Deut 8, 2-3.14b-16a
«Deu-te o alimento, que nem tu nem os teus pais tinham conhecido»

Leitura do Livro do Deuteronómio
Moisés falou ao povo, dizendo:
«Recorda-te de todo o caminho
que o Senhor teu Deus te fez percorrer
durante quarenta anos no deserto,
para te atribular e pôr à prova,
a fim de conhecer o íntimo do teu coração
e verificar se guardarias ou não os seus mandamentos.
Atribulou-te e fez-te passar fome,
mas deu-te a comer o que não conhecias
nem teus pais haviam conhecido,
para te fazer compreender que o homem não vive só de pão,
mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor.
Não te esqueças do Senhor teu Deus,
que te fez sair da terra do Egipto, da casa de escravidão,
e te conduziu através do imenso e temível deserto,
entre serpentes venenosas e escorpiões,
terreno árido e sem águas.
Foi Ele quem, da rocha dura, fez nascer água para ti
e, no deserto, te deu a comer o maná,
que teus pais não tinham conhecido».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL                     Salmo 147, 12-13.14-15.19-20 (R. 14 ou Aleluia)
Refrão:            Jerusalém, louva o teu Senhor.
      Ou:            Aleluia.

Glorifica, Jerusalém, o Senhor,
louva, Sião, o teu Deus.
Ele reforçou as tuas portas
e abençoou os teus filhos.

Estabeleceu a paz nas tuas fronteiras
e saciou-te com a flor da farinha.
Envia à terra a sua palavra,
corre veloz a sua mensagem.

Revelou a sua palavra a Jacob,
suas leis e preceitos a Israel.
Não fez assim com nenhum outro povo,
a nenhum outro manifestou os seus juízos.


LEITURA II                                                                           1 Cor 10, 16-17
«Há um só pão, formamos um só corpo»

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos:
Não é o cálice de bênção que abençoamos
a comunhão com o Sangue de Cristo?
Não é o pão que partimos
a comunhão com o Corpo de Cristo?
Visto que há um só pão,
nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo,
porque participamos do único pão.
Palavra do Senhor.

SEQUÊNCIA facultativa: pag. 370

ALELUIA                                                           Jo 6, 51
Refrão:            Aleluia.     Repete-se
Eu sou o pão vivo descido do Céu, diz o Senhor.
Quem comer deste pão viverá eternamente.        Refrão


EVANGELHO                                                                  Jo 6, 51-58
«A minha carne é verdadeira comida, o meu sangue é verdadeira bebida»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo,
disse Jesus à multidão:
«Eu sou o pão vivo descido do Céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente.
E o pão que Eu hei-de dar é a minha Carne
pela vida do mundo».
Os judeus discutiam entre si:
«Como pode Ele dar-nos a sua Carne a comer?»
Jesus disse-lhes:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Se não comerdes a Carne do Filho do homem
e não beberdes o seu Sangue,
não tereis a vida em vós.
Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue
tem a vida eterna;
e Eu o ressuscitarei no último dia.
A minha Carne é verdadeira comida
e o meu Sangue é verdadeira bebida.
Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue
permanece em mim, e Eu nele.
Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai,
também aquele que Me come viverá por Mim.
Este é o pão que desceu do Céu;
não é como aquele que os vossos pais comeram, e morreram;
quem comer deste pão viverá eternamente».
Palavra da salvação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA PALAVRA (4º ANO)

CELEBRAÇÃO DO ENVIO DOS CATEQUISTAS - 20.10.2013

FESTA DO CREDO - 5º ANO [2014]