Semana dos Seminários


O Santo Padre, na recente carta aos seminaristas, sublinhava que o sacerdote é essencialmente o "homem de Deus". A sua missão "é ser mensageiro de Deus no meio dos homens; quer conduzir a Deus, e assim fazer crescer também a verdadeira comunhão dos homens entre si". Os Seminários são a comunidade dos discípulos de Jesus, alegres e confiantes, capazes de gerar uma renovada comunhão presbiteral ao serviço de todo o Homem.
Ancorados na fé em Cristo, os sacerdotes fazem falta à Igreja e ao mundo. A Igreja é ainda o lugar onde se colocam as grandes questões da nossa existência. É certo que nos encontramos na encruzilhada da história, no meio de propostas de felicidade gratuita, de escolhas de sentido fáceis e de várias incertezas. Mas "nem só de pão vive o homem" (Mt 4,4) dizia Jesus aos seus discípulos. Hoje como nunca faz sentido agarrar a vida sacerdotal se nos movermos pela Palavra, qual Sopro original, que sai da boca de Deus, e nos impele a receber o sacerdócio como dom e como missão. Alicerçados no amor a Cristo e ao Evangelho, os candidatos ao sacerdócio testemunharão com alegria e jovialidade os frutos do encontro diário com Cristo. Aprendizes das ciências humanas e teológicas, movidos pela espiritualidade da encarnação de Cristo na vida dos homens, os seminaristas tornam-se discípulos e seguidores do Mestre, testemunhas dum tempo novo e inédito.
Contudo, isso só será possível graças ao esforço e ajuda de toda a comunidade eclesial. A Semana dos Seminários é o tempo forte para contagiar as comunidades paroquiais para que sejam promotoras de vocações. A Palavra de Deus comunicada e partilhada com alegria gera comunhão, suscita testemunhos, experiências de vida e de fé geradoras de vocações. O nosso amor aos Seminários deverá reflectir-se na oração pessoal e comunitária; na proposta vocacional das famílias, dos catequistas, dos animadores, movimentos e dos párocos; na generosidade fraterna e material aos jovens que se formam nos Seminários.
Se o Seminário é o local onde os discípulos de Jesus crescem em humanidade e espiritualidade, mediante o encontro íntimo com Cristo, isso contagiará outros jovens que queiram discernir a sua vida em comunidade de irmãos na fé. Uma comunhão permanente com Deus que contagiará também a comunhão presbiteral. Se importa repensar a vida em função da comunhão, também se impõe a responsabilidade e o compromisso de toda a pastoral de caminhar em comunhão com o Seminário, com gestos de gratidão e sinais de amor. Somente numa simbiose de esforços, vontades e energias fará sentido olharmos com esperança para as vocações sacerdotais e para a presença da Igreja no mundo contemporâneo.
Seminário, comunidade dos discípulos de Cristo e irmãos no presbitério, é o desafio lançados para a Semana dos Seminários que vamos iniciar. Todos estamos convocados! Que Maria, mãe e discípula de Jesus, nos ajude a abrir os horizontes do nosso Sim de amor a Deus e aos irmãos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA PALAVRA (4º ANO)

CELEBRAÇÃO DO ENVIO DOS CATEQUISTAS - 20.10.2013

FESTA DO CREDO - 5º ANO [2014]